Chow Chow

O Chow Chow tem sua origem atribuída a China. Eles têm sido reconhecidos na China por mais de 2000 anos e estão relacionados aos cães do tipo Spitz e aos Mastiffs.

O Chow Chow era utilizado como cão de guarda, como cão de carruagem, como cão de caça e infelizmente até como comida, mas essa prática foi proibida em 1915.

A raça só ficou conhecida no ocidente por volta do final do século XIX, quando marinheiros o levaram de contrabando para a Inglaterra e a rainha Vitória ficou com um Chow Chow. A partir de então tudo mudou, a raça virou um cão de luxo e de companhia.

O nome Chow Chow tem uma origem interessante. Os marinheiros que levavam coisas variadas e bugigangas para comercializar na Inglaterra chamavam essas coisas de chow chow, então essa palavra passou a ser usada também para os cães da raça que também eram levados junto com as bugigangas.

Essa raça também pode ser conhecida como: Songshi Quan, que significa “cão leão empolado” em português.

Características Físicas/Temperamento/Personalidade

Chow Chow

chow chowCom sua famosa língua azul e com aparência de leão, o Chow Chow é um cão muito educado, elegante e nada agressivo

Costuma escolher um dono favorito, mas a sua lealdade é dada a toda a família. Sua forma de demonstrar alegria é discreta, por isso possuem um comportamento parecido com o dos gatos.

É um cão inteligente, mas não é fácil treiná-lo. No ranking de inteligência o Chow Chow ocupa a 76° posição e no grupo canino faz parte do grupo 5, cães tipo spitz e cães tipo primitivo.

Tem uma aparência imponente e orgulhosa, um comportamento independente e que não faz muita questão de agradar, principalmente quando se tratar de estranhos, mas se tiver muito contato com pessoas desde filhote, os estranhos serão tratados com tranquilidade.

É uma raça adequada para várias tarefas, como caçar, cuidar de rebanho e proteger, inclusive irá avisar claramente quando alguém estranho que ele não tenha contato se aproximar.

Também é um cão: calmo, bom guardião, territorialista, protetor, teimoso, não é expressivo e é reservado.

Por que o Chow Chow tem a língua azul?

A cor da língua do Chow Chow aguça a curiosidade de muita gente. Na verdade a lenda e a ciência tentam explicar a tão famosa língua azul da raça.

Segundo a Lenda: Segundo uma lenda local, a língua azul aconteceu por acidente, onde Deus estava pintando as estrelas e deixou cair alguns pingos de tinta que teriam sido lambidas pelo Chow Chow.

Segundo a Ciência: Lendas a parte, a ciência explica muito bem essa característica da cor azul na língua, que nada mais é do que uma predisposição genética que causa o depósito concentrado de melanina na língua, assim como acontece com cães da raça Shar Pei também.

Se relaciona bem com:

Família

Vive melhor em:

Em ambiente interno.

Peso

18 a 30kg

Altura

Machos: 48 a 56 cm

Fêmeas: 46 a 51 cm

Expectativa de Vida do Chow Chow

8 a 12 anos

Pelagem:

Existem dois tipo de pelagem, ambos com pelo e subpelo.

O Chow Chow de pelo curto tem pelo duro, espesso e áspero. Já os de pelo liso possuem pelo denso, cheio e macio.

De acordo com o padrão da raça as cores são: preto unicolor, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco, frequentemente com nuanças, mas sem manchas ou particolor.

Como é uma raça peluda, os cães de pelo liso precisam ser escovados 1x por semana, já os de pelo áspero devem ser escovados todos os dias ou no mínimo a cada 2 dias.

Cuidados, Saúde e Bem Estar Com o Chow Chow

Um cão que tolera bem o frio, mas o calor não é com ele. Sua pele é grossa e sensível, por isso não é adequado para viver em clima quente.

São cães para viver dentro de casa.

Tem predisposição a uma irritação nos olhos que se chama entropia, por isso é importante limpar com freqüência a região.

A catarata é outra doença comum a raça, assim como a displasia da bacia e a luxação nos joelhos.

Ter atenção nas unhas, sempre mantê-las com tamanhos adequados e quanto mais cedo você o acostumá-lo, menos traumático e estressante será para seu animal.

Ter cuidados com os dentes, o ideal é que os dentes de seu cão sejam escovados, pelo menos, duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e bactérias.

Lembrando que a escovação é ótima para prevenir doenças da gengiva e mau hálito.

Como todos os cães, o Chow Chow também precisa ser levado com regularidade ao veterinário, ter a vacinação em dia, alimentação adequada e higiene também.

Lembre-se, alguns alimentos são tóxicos para cachorros como chocolate, por exemplo, portanto seja responsável com a alimentação do seu amigo peludo.

Conheça 15 alimentos proibidos para cachorros.

5 Motivos para você escolher um Chow Chow

  • É um cão caseiro e super higiênico.
  • Não precisa de muito exercício físico. Uma ou duas caminhadas diárias de 15 minutos já o satisfaz.
  • São cães capazes de aprender qualquer coisa, desde que treinados com paciência, cuidado e firmeza.
  • São cães calmos e serenos.
  • Seu comportamento independente lembra os gatos.

Top 10 Videos Fofos de Chow Chow

E lembre-se: ao escolher um cachorro para comprar ou adotar, você será responsável por uma vida e não um brinquedo.

Conheça também:

Raças de cachorros de A a Z

Conheça também os Grupos Caninos

Está em dúvida qual nome colocar no seu cão, veja essa seleção de nomes!

Você sabe quais são os cães mais inteligentes do mundo e os que têm mais dificuldades? Aprenda Aqui!

Conheça aqui as dicas úteis de site e telefone importantes para quem tem um cãozinho!


Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.