Maltês

Maltês é uma das raças mais antigas do mundo, com menções em documentos em 300 a.C. A origem do Maltês vem do Egito antigo.

A raça era tão querida que romanos escreveram sobre esses cães e os gregos tinham túmulos especiais construídos para eles.

Apesar do nome Maltês, sua origem não está relacionada a Ilha de Malta, na Sicília, que fica localizada no Mar Mediterrâneo, mas na verdade vem da língua semítica “málat”, que significa refúgio ou porto.

Seus ancestrais vêm de cidades marítimas do Mediterrâneo e eram utilizados para caçar camundongos e ratos que frequentavam porões de navios e armazéns dos portos.

Por muitos séculos era fácil ver esses cães desfilando em palácios e até mesmo, retratados por numerosos pintores da Renascença, que mostram este pequeno cão adorável nos salões da época ao lado de belas damas daquele tempo.

Ao longo de toda sua história o Maltês recebeu muitos nomes como: “Melitae Dog,” “Ye Ancient Dogge of Malta,” o “Roman Ladies Dog,” “The Comforter,” o “Spaniel Gentle,” o “Bichon,” o “Maltese Lion Dog,” e o “Maltese Terrier”. E nos dias de hoje, ele é conhecido simplesmente como Maltês.

Características Físicas/Temperamento/Personalidade

MaltêsMaltêsÉ um cão adorável e com um porte glamoroso. Essa raça até tem um ar de inocente, mas inocente é quem acha isso dele, porque ele é muito corajoso.

É um cão enérgico e vigoroso, que tem destaque também como um belo companheiro. Tem facilidade de aprendizagem e costumam ser protetores com pessoas do seu convívio.

No ranking de inteligência ocupa a 59° posição e faz parte do grupo canino dos cães de companhia.

Também é um cão: hiperativo, inteligente, ágil, carinhoso, adaptável.

Se relaciona bem com:

Adorável com crianças

Vive melhor em:

Apartamentos

Peso

3 a 4kg

Altura

20 a 25cm

Expectativa de Vida do Maltês

12 a 15 anos

Pelagem

A pelagem é densa, brilhante, lustrosa, caindo pesadamente e de uma textura sedosa, muito longa sobre todo o corpo; reto sobre todo seu comprimento, sem sinal de ondulação ou caracol. Não há subpelo.

A cor pode ser branco puro ou um pálido tom de marfim.

Cuidados, Saúde e Bem Estar Com o Maltês

É uma raça que costuma ser muito saudável, mas há preocupações, mesmo que menores, com luxação da patela, atrofia progressiva da retina, hipoglicemia e espirro reverso.

Ter atenção nas unhas, sempre mantê-las com tamanhos adequados e quanto mais cedo acostumá-lo, menos traumático e estressante será para 0 animal.

Ter cuidados com os dentes. O ideal é que os dentes sejam escovados, pelo menos, duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e bactérias.

Lembrando que a escovação é ótima para prevenir doenças da gengiva e mau hálito.

Aprenda como evitar mau hálito de cachorros

Como todos os cães, o Maltês também precisa ser levado com regularidade ao veterinário, ter a vacinação em dia e alimentação adequada e higiene também.

Lembre-se, alguns alimentos são tóxicos para cachorros como chocolate por exemplo, portanto seja responsável com a alimentação do seu amigo cão. Conheça os alimentos proibidos para cachorros aqui.

6 Motivos para você escolher um Maltês

  • É uma raça tranquila, gentil, educada e fica super feliz com uma caminhada de 20 minutos ou até mesmo brincadeiras dentro de casa.
  • Adorável com crianças, principalmente as mais velhas.
  • Apesar do tamanho, ele pode ser um bom guardião do seu apartamento, pois é um ótimo observador e protetor.
  • Por não ter subpelo, a queda de pelos é muito pouca, por isso é uma ótima raça para alérgicos.
  • O nível de socialização com outros cães é bom, mas ele precisa passar algum tempo conhecendo os novos amigos.
  • Apesar de estar na 59° posição no ranking caninos de inteligência, com paciência e persistência o Maltês tem uma grande capacidade de aprendizagem.

E lembre-se: ao escolher um cachorro para comprar ou adotar, você será responsável por uma vida e não um brinquedo.

Conheça também:

Raças de cachorros de A a Z

Conheça também os Grupos Caninos

Está em dúvida qual nome colocar no seu cão, veja essa seleção de nomes!

Você sabe quais são os cães mais inteligentes do mundo e os que têm mais dificuldades? Aprenda Aqui!

Conheça aqui as dicas úteis de site e telefone importantes para quem tem um cãozinho!

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!