Cachorro Faz Bem Para Saúde

Cachorro faz bem para saúde e a ciência já provou isso, você sabia? Esse animal de estimação já virou um membro da família, aliás, é um filho peludo para muitas pessoas.

E a notícia boa é que além do amor envolvido, das brincadeiras e é claro da responsabilidade, esse animal de quatro patas faz muito bem para você.

Cachorro faz bem para saúde, veja a seguir 5 estudos realizados por pesquisadores de diferentes países.

Quais são os 5 motivos que comprovam que cachorro faz bem para saúde?

1 – Menos estresse e mais tranquilidade

Uma vida tranquila e sem stress é um sonho para muitas pessoas. A Universidade da Comunidade de Virgínia, nos Estados Unidos, em 2012, fez um estudo para analisar o nível de estresse dos funcionários de uma determinada empresa.

A pesquisa ocorreu da seguinte forma: dividir os funcionários em três grupos.
Grupo 1 – Os que levavam animais para o trabalho
Grupo 2 – Os que não levavam animais para o trabalho
Grupo 3 – Os que não tinham um cachorro

E ao longo do dia, os pesquisadores coletavam a saliva dos participantes para avaliar o nível de cortisol que é um hormônio que serve para calcular o stress de uma pessoa.

O resultado mostrou que:
Grupo 1 – Os que levavam animais para o trabalho – Menos estressadas 🙂
Grupo 2 – Os que não levavam animais para o trabalho – Nível médio de estresse 😕
Grupo 3 – Os que não tinham um cachorro – Mais estressadas 😡

Então, se você tem a oportunidade de levar seu cão para trabalhar com você, não pense duas vezes, ele te fará companhia e ainda vai te ajudar a ficar mais calmo.

Mas se isso não for possível, quando chegar em casa alivie todo o stress e brinque muito com seu cãozinho, isso te fará muito bem.

2 –Um corpo dez anos mais jovem

Quem não deseja ter um corpo jovem e ativo? Pois bem, uma pesquisa da Universidade de St. Andrews, localizada no Reino Unido, avaliou cerca de 574 idosos com idade média superior a 65 anos.

A pesquisa publicada na revista Preventative Medicine, descobriu que pessoas acima de 65 anos que moravam com cães, eram mais jovens dez anos do que a sua idade biológica.

O estudo liderado pelo Dr. Zhiqiang Feng também descobriu que ter cachorro faz bem para a saúde mental de pessoas idosas.

Dr. Zhiqiang Feng comentou:

“Nossos resultados mostram que ter um cão está associado a um aumento do nível de atividade física em pessoas com mais de 65 anos.

Em média, os donos de cães mais velhos eram 12% mais ativos do que seus colegas que não possuíam um cão “.

Dr Feng monitorou a atividade de 547 idosos em Tayside, com uma idade média de 79 anos. Dos que participaram, 9% – cerca de 50 pessoas – eram donos de cães, e 75% não tinham um cachorro.

Estudos anteriores analisaram os benefícios positivos para os idosos que possuem um cão, como por exemplo, ter menos sintomas de solidão e depressão, diminuição da pressão arterial e da freqüência cardíaca.

Conclusão, esse estudo que ocorreu por um período de sete dias, provou que os proprietários de cães foram fisicamente mais ativos, como também, os níveis de atividades foram equivalentes aos de uma pessoa dez anos mais jovem, provando que ter cachorro faz bem para saúde.

3 – Ajuda o sistema imunológico de crianças

A revista americana JAMA Pediatrics, publicou um estudo em 2015, que apontou que crianças expostas ao contato com cachorros e animais rurais no primeiro ano de vida têm menos chances de desenvolver asma até os seis anos.

O estudo analisou crianças nascidas na Suécia no período de janeiro de 2001 à dezembro de 2010 e mostra que ter cachorro faz bem para a saúde, pois ajuda no desenvolvimento e sistema imunológico da criança.

4 – Menos alergias

No estudo da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, pesquisadores estudaram 636 crianças.

O estudo mostrou que pacientes que tinham convívio com cães no primeiro ano de vida e com pais alérgicos, tinham menos chances de contrair eczema, uma alergia crônica.

Acredita-se que uma explicação para que isso ocorra, seja exatamente igual aos casos de asmas visto no tópico anterior, ou seja, a exposição aos cachorros fortalece o sistema imunológico das crianças.

5 – Coração saudável

Um artigo publicado no Bristsh Journal of Health, garante que ter um cão, vai mesmo melhorar seu coração.

O texto reúne estudos realizados desde 1960, onde mostra que quem tem um cãozinho como bichinho de estimação costuma ter:

  • níveis bons de colesterol
  • boa pressão arterial, o que diminui as chances de um ataque cardíaco

Isso tudo porque quem convive com cachorros se estressa menos e é mais ativo, conforme visto anteriormente, ou seja, ter cachorro faz bem para saúde.

Conclusão, cachorro faz bem para saúde porque:

  • Menos estresse e mais tranquilidade
  • Ajuda a ter um corpo de até 10 anos mais jovem
  • Ajuda no sistema imunológico das crianças
  • Tem menos alergias
  • Melhora seu coração

Conheça também:

Como Fazer O Cão Parar de Pedir Comida Enquanto Você Come

Como Fazer o Cachorro Parar de Latir

Como Tirar o Cheiro de Xixi de Cachorro

Outros Artigos Legais

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!